Mundo dos Cristais  - Mundo dos Cristais - Sulfato de Cobre/Calcocianita
 
25 fev
Sulfato de Cobre/Calcocianita  
 

sulfato

Todos que a olham, ficam admirados pela bela  coloração. Seus cristais são perfeitos, numa junção ortorrômbico!

Hoje resolvi falar um pouquinho sobre este mineral feito em laboratório, raro na natureza, ele pode ser sim reproduzido em casa, mais a minha dica é, tenham um certo CUIDADO, pois ela é tóxica!!!

Quando eu estava no colegial, um professor de química, reproduziu uma pequenina amostra desse mineral, mais tampouco poderíamos chegar perto, pois ele afirmava o nível de toxidade da pedra era considerável, então naquela época, apenas admirávamos.

calcocianita

Por sinal muito linda , mais quando cursei o meu bacharelado em Gemas de Laboratório, fiz diversos experimentos com este belo mineral, mais pra falar a verdade,  aprendi à respeitá-lo, pois ela me causou uma alergia doida!!! 🙁

…Aulinha de Química…

 Na verdade o sulfato de cobre é usualmente incluído em kits de química para crianças, aqui na Europa é cheio desses kits, eu confesso que tenho vários, rs. Não pensem que eu não tive infância, hein!!!! rs

Mais geralmente, as escolas utilizam para futuros experimentos e estudos para com os alunos na obtenção de cristais.

Devido a sua alta toxicidade, não é recomendado para crianças pequenas.

Outra coisa que vale ressaltar, é que o sulfato de cobre ele é muito usado como  fungicida e pesticida, então isso quer dizer que ele é para eliminar pragas e fungos e nunca ser usado como uma pedra de estimação ou adorno.

Como muitos leitores haviam me pedido este tipo de experimento, fica abaixo o video do Manual do Mundo que explica bem o processo de confecção desse mineral, super lindo que merece um certo respeito.

Simbora conferir!!!

 

termo

Beijos Cristalinos…

 

 
 
 
Tags: , , , ,
 
 
 
 
 
 
 

Mundo dos Cristais - Todos os direitos reservados 2014

Layout desenvolvido por: Daniela Kasparov