Uma das coisas que mais me fascinam em determinadas pedras, cristais e resinas, são as inclusões!!! Principalmente se essas inclusões são pequeninos corpos estagnados pelo tempo.
Como todos já devem saber sou apaixonada pelos fósseis e tudo que seja relacionado a eles!!!
Não é por acaso, que venho falar hoje deles aqui para os meus amados leitores!!!
Para o pessoal que acabou de chegar agora, hoje vou estar falando um pouquinho sobre essa maravilhosa pedra, recheada de beleza e conhecimento pré-histórico!!!
Muitos estudiosos também há chamam de ágata silificada, devido haver a presença dessas conchas em miniatura em seu interior.
Outra coisa super importante no estudo dos cristais, é que toda ágata em geral,não importa qual seja, toda sua estrutura mineral é a calcedônia, como base de tudo neste tipo de formação rochosa. Então pessoal, não confundam ágata com jaspe, ok!
POR QUÊ TURRITELA?
Eu já sabia que muitos iriam me perguntar isso, então resolvi responder logo!!!
Como todos podem observar à foto acima, essa concha é da família Turritellidae, difícil este nome, não acham?
E por este motivo, resolveram então simplificar à coisa e chamar nossa amiguinha pontuda aí da foto de TURRITELA, para ser mais objetiva e direta, concha turritela.
E como essa pedra cheia de pequenas conchas se forma?
Bom, até onde eu estudei e venho reciclando os meus conhecimentos, segundo algumas literaturas, essa pedra pré-histórica, teve seu processo geológico há cerca de 4.500 milhões de anos atrás, nova ela vocês não acham? rs
Devido à sedimentos secundários, alguns processos de pressão,aquecimento e resfriamento da terra, onde um dia era mar, essas conchas turritelas teve de algum modo o contato com gases,inclusões de minerais e pequenas manifestações radioativas para que houvesse de alguma maneira a agatização e a introdução dessas conchinhas.
Toda essa incrustação das conchinhas se concluí a fossilização ou silificação do material rochoso sendo transformado; e os corpos(turritelas) inclusos na mesma estrutura rochosa(rocha calcedônica), tornando assim à pedra que existe hoje!!!
Espero que tenham entendido!!! Procurei simplificar e explicar de maneira bem simples para que todos vocês possam entender! 🙂
Uma das coisas que o pessoal sempre me perguntam, é sobre as propriedades medicinais e mágicas dessa bela pedra cheia de conchinhas. Normalmente as dúvidas chegam até mim por e-mail, coisa que nem sempre consigo responder a tempo, pois como são muitos que chegam diariamente, confesso que não consigo dar conta!!!
*Propriedades Mágicas e Medicinais*
Muitos terapeutas e praticantes de reiki, associam essa bela pedra ao (chacra Plexo solar), por estar situado nas mediações do sistema digestivo, contribuí para uma boa digestão, auxilia em todo processo e produção do suco gástrico, favorecendo também para um bom funcionamento da vesícula biliar e pâncreas.
Entretanto esse mineral ainda está sob fase de estudo e aprofundamento sobre as virtudes que ela possuí.
Até o momento, o que consta é sobre seus efeitos e o que ela concede para quem a usa.
O fato dela proporcionar tranquilidade, atenuar medos, conceder sabedoria no momento em que precisamos tomar decisões é mais uma de suas grandes virtudes.
Alguns terapeutas europeus ditam que este mineral pode conceder riquezas e bens materiais, mais isso ainda estão estudando, nada muito comprovado, quando souber de algo mais concreto, faço um outro post aqui para todos.
Mais enfim, seria isso!!! Confesso que é um lindo mineral para quem está começando uma coleção agora!!!
Uma dica bem interessante para quem tem crianças em casa, é fazer aquela super aulinha explicando sobre a formação das pedras e como essa curiosa e exótica pedra se forma, enfim usem a imaginação para prender a atenção das crianças e dos adolescentes!!!
Bom pessoal, é isso!!! Espero de coração que todos tenham gostado…
Super Beijos Cristalinos
25 de agosto de 2016 às 00:11h
como indentificar se a pedra olho de tigre é natural ou sintetica
02 de setembro de 2016 às 11:17h
Somente com muito estudo! Pedras sintéticas, normalmente são vidros temperados e se quebram com facilidade. Mais sinceramente a grande dica mesmo é você estudar mesmo, salvar imagens e tirar dúvidas com quem realmente entendi do assunto.